segunda-feira, 1 de abril de 2013

OS OLHOS FALAM

“Os olhos são o espelho da alma”, aposto que pelo menos uma vez na vida você já tenha ouvido esta frase. Com certeza seu autor tem toda razão, pois através do olhar expressamos todos os tipos de sentimentos, emoções e demonstramos se estamos felizes ou não.

Como não poderia deixar de ser, o contato visual exerce um papel importante na rotina de trabalho. A visão é responsável por 80% das informações externas que temos acesso. Da mesma forma que obtemos essa quantidade de informação, também emitimos mensagens visuais.

Segundo o pesquisador Masataka Watanabe, do Instituto Max Planck, de Tübingen, na Alemanha, ver e enxergar são ações bem distintas, uma vez que envolvem duas áreas diferentes do nosso cérebro. Ver consiste em focar a atenção e buscar uma visão mais aprofundada do objeto, já enxergar está no superficial, naquilo que vemos apenas sem analisar.

A forma como expressamos nosso olhar pode ser fundamental em nossa vida profissional. Por exemplo, em um diálogo, o jeito como as pessoas se olham faz toda a diferença na transmissão ou recebimento da mensagem. Pois, através deles, você pode transmitir firmeza ao orientar ou demonstrar-se focado e confiante ao receber novas demandas. No ambiente de trabalho é necessário que você esteja atento a isso. Lembre-se que os olhos “falam”.

Com certeza, dominar as várias formas de comunicação ajuda a se destacar onde quer que esteja. Sobretudo, saber transmitir confiança e tranquilidade é muito importante. Afinal, o olhar diz muito sobre o modo como pensamos e agimos, e isto fica ainda mais claro quando estudamos o Movimento
dos Olhos.

- Quando olhamos para o alto e esquerda estamos construindo imagens para possíveis respostas;

- Olhos voltados para o alto e direita significam experiências passadas;

- Olhos voltados para baixo e esquerda dizem sobre momentos de emoção e sensações cinestésicas;

- Olhos voltados para baixo e direita são reservados a diálogos internos e um momento de audição
passiva.

Para ajudá-lo a aperfeiçoar a forma como expressa seu olhar confira algumas dicas:

- Olhe nos olhos de quem está conversando com você, demonstra interesse;

- Não desvie o olhar, a outra pessoa entenderá que você não se importa;

- Sorria com os olhos para transmitir felicidade e tranquilidade;

- Evite olhar com os cantos dos olhos, passa a sensação de curiosidade excessiva e descrédito com os
outros;

- O olhar determinado significa foco;

- Veja tudo que realmente é importante sendo discreto;

- Evite encarar alguém ao menos que esteja se comunicando com essa pessoa.

Assim como disse Ralph Waldo Emerson: “Os olhos dos homens conversam tanto quanto suas línguas, com a vantagem de que o dialeto ocular, embora não precise de dicionário, é entendido no mundo todo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário