segunda-feira, 22 de abril de 2013

ECOLOGIA HUMANA

De que maneira você vem levando sua vida? O que tem feito para ser mais feliz? Como você vem se tratando? Como você trata as pessoas que estão a sua volta? Quais são suas perspectivas e sonhos?

Você tem tudo que merece? Como será sua vida daqui a dez anos? Talvez sejam poucos os seres humanos que tenham as respostas imediatas a estas perguntas, mas, vale realmente a pena respondê-las. Saiba que as respostas estão em você e aí, cabe bem o senso de ecologia humana.

A palavra ecologia vem do grego e significa Eco = Habitat/ Lugar de vida/ Sistema de relação e Logia = Estudo/ Ciência, então ecologia pode ser também definida como estudo de sistemas. Nós seres humanos somos um sistema de órgãos e tecidos, um sistema de células, moléculas e átomos, um sistema de pensamentos, de interação com o nosso mundo interno e externo e dos relacionamentos com as outras pessoas. Então, podemos falar em ecologia humana.

Lembre-se que nunca é cedo demais ou tarde de mais para cuidar de si mesmo, afinal se os glóbulos brancos do sangue formam nosso sistema imunológico do organismo, a autoestima é o “sistema imunológico” do nosso ser. A sua autovalorização é o início de seu instinto de autopreservação, de sua ecologia pessoal. Por isso é importante responder as perguntas feitas e mais, cuidar para que elas direcionem seu estar no mundo, suas ações, só assim trarão resultados positivos em sua vida.

Uma vida feliz e próspera começa em você e por você. È você que tem poder de escolha sobre o que pensar, o que falar, de que forma agir, de criar hábitos saudáveis, de formar seu caráter e determinar seu destino. Isso mesmo, você é co-criador de seu futuro. Aí vêm as perguntas: O que você fará de seu futuro? Como será sua vida daqui a dez anos? Depende de você!

Responda a estas perguntas, pois para quem não sabe para onde está indo qualquer caminho serve e para quem está sem direção, quanto mais rápido andar, mais rápido poderá chegar onde não se quer.

Suas escolhas do passado o colocaram nos lugares e nas situações que se encontra hoje. Suas escolhas de hoje determinam os lugares e situações em que estará no futuro. Crie um futuro ecológico para você!

Quem tem autoestima se reconhece como parte de algo maior. Valorize-se: é impossível ser Humano e não ter virtudes. O que importa é a forma que escolhe para expressá-las.

Quando você se ama, você tem amor a oferecer aos outros, ninguém pode ofertar o que não tem.

Então tenha amor-próprio e se preserve, desfaça-se de tudo que não o faça bem. Pode parecer um pouco de egoísmo no começo, mas o Mestre dos mestres nos ensinou: "Amai ao próximo como a si mesmo”.

Quando temos nossos sistemas internos equilibrados, nos voltamos para os sistemas externos, afinal o que é a vida senão relacionamentos? Nós nos relacionamos com nós mesmos e com os outros e para termos bons relacionamentos é importante buscarmos equilíbrio em um “ponto zero” entre a autopiedade e a arrogância, entre o autorespeito e o respeito pelo outro. Esse “ponto zero” é chamado de humildade, ou seja, é lembrar que apesar do que temos ou deixamos de ter, dos papéis que temos na vida, em um nível acima somos todos iguais.

Relacionando-se bem com você mesmo e com os outros, você estará vivendo um relacionamento de suporte interior, um estado de poder pessoal que está em você e que depende de você. Viver a expressão maior de si mesmo e dos outros é viver ecologicamente consigo mesmo e isso só depende de você. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário