terça-feira, 28 de maio de 2013

FRANQUIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS

Um tema que envolve Atualidade, inovação e empreendedorismo. Franquias um sistema de gestão de negocio fechado. Podemos afirmar sem duvidas que Franquia é o modelo de comercialização que com maior ou menor significado, se desenvolve com sucesso um pouco por todo o mundo. Atualmente, existem redes de franquias que atua em vários seguimentos, oferecendo produtos e serviços que cada vez mais precisam atender as exigências em mercados altamente competitivos.

Uma rede de franquia é basicamente formada por um franqueador e seus franqueados. Vamos entender um pouco de cada um.

Franqueador é o proprietário da marca, quem fabrica os produtos ou o fornecedor dos serviços. Já o Franqueado é um pequeno empresário que licencia a marca. (tem o direito de uso da marca).

Hoje existe 3 tipos de franquias, a primeira é a franquia de distribuição basicamente é a comercialização de produtos fabricado pelo franqueador que são os postos de gasolina (ex: Petrobras). A segunda é a franquia de serviços o franqueado presta um serviço através de um nome comercial que são as lojas (ex: Cacau-Show) e a terceira é a franquia Industrial que ele mesmo fabrica seu produto e comercializa, sob a marca ou nome comercial (ex: Coca-cola).

Mais diante disso é vantajoso se ter uma franquia? Vamos conhecer agora quais são as Vantagens e Desvantagens de uma franquia.

Uma das vantagens do sistema de franquias é o Benefício e aproveitamento de marca já com notoriedade no mercado e também a Existência de ferramentas de gestão, informação disponível sobre volume de vendas, número de clientes, percentagem de lucros obtida, percepção das preferências, hábitos de consumo, gestão do ciclo de rotação dos estoques e das necessidades de reposição, isso ajuda muito. Já a desvantagem você franqueado não tem a liberdade, não poder inventar ou reinventar a roda. A razão do sucesso das redes de franquia é exatamente o fato de haver a observância das regras estabelecidas pelo franqueador, não pode reinventar colocar novos produtos mudar a cor da loja, não pode inventar um jeito diferente de vender, ou melhor pode, mais tem que submeter a aprovação do franqueador, isso é interessante porque adquire coisas inventadas por outros franqueados e depois são incorporados.

Então franquia e basicamente isto, na analise feita da vantagens e desvantagens para obter uma franquia como solução de empreender em um negócio sólido, requer avaliar vários prontos. Olhando o lado bom e ruim do negócio e partir pra ação e garantir o seu lugar no pequeno e grande ao mesmo tempo no mundo dos negócios, sempre olhando e aprendendo com seu próximo que diretamente é seu concorrente, sempre olhando suas fraquezas e formulando idéias inovadoras e traçando metas pra cada vez mais melhorar o seu negócio tendo como exemplo os erros dos concorrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário