quinta-feira, 1 de agosto de 2013

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL PARA IDENTIFICAR OPORTUNIDADES

Você já parou pra se perguntar quantas vezes gasta um bom tempo procurando algo sensacional, maravilhoso, inatingível ao invés de observar com atenção o que está a sua frente?

O Planejamento é essencial para identificar formas de crescimento e o primeiro passo para fazer isso é observar as atividades, o tempo que você gasta para cada uma delas e as prioridades. Fazendo uma analogia com a citação do início, Planejar garante que você esteja preparado para estar em casa quando a oportunidade bater à sua porta, ouvir as batidas, convidá-la para entrar, causar uma boa impressão e garantir que ela retorne com outros amigos, que tal?

Segue uma lista dos principais pontos que você deve observar no seu negócio para que isso aconteça:

- Observe o seu público– Você conhece as especificidades do seu público? Sabe do que os seus clientes gostam, os lugares que frequentam, os sonhos que possuem, os desafios que enfrentam no dia-a-dia? Muitas soluções inovadoras nascem com base nos problemas e inquietações de um grupo de pessoas. Por isso, se você tem uma loja observe de longe de que forma seus clientes de movimentam, as expressões que fazem, o tempo que demoram para encontrar algo; se você tem uma empresa de TI, reserve um período para ir até um cliente e observar como ele trabalha com o software, como organiza sua rotina. Você pode se surpreender com o resultado.

- Observe a sua equipe – As pessoas que mais entendem de um negócio são os profissionais que atuam nele. Por isso, esteja atento às sugestões de sua equipe, às angústias, à forma como todos se relacionam com os clientes; sugiro também que você faça o seguinte exercício: entregue a todos os colaboradores uma lista com as seguintes perguntas:

Quais são os pontos fortes da nossa empresa?

Quais são os pontos de melhoria da nossa empresa?

Quais são as suas sugestões para melhorar a empresa?

Além disso, você pode desenvolver um programa para premiar boas ideias e práticas que
colaborem para o crescimento da empresa. O que acha?

- Observe o que você oferece ao mercado – Você já parou pra pensar se está oferecendo o que o seu público está disposto a comprar? De zero a dez, que nota você acha que os clientes atribuem ao seu produto ou serviço? O que você pode fazer para aumentar essa nota? Faça uma análise criteriosa desses pontos e elenque junto com a sua equipe ideias para oferecer melhores soluções ao mercado. Feito isso, é hora de eleger as melhores ideias e estruturar Planos de Ação.

- Observe os seus hábitos e exercite novas atitudes – Todos nós temos a tendência a agir sempre da mesma forma, de acordo com o que rege o nosso perfil; com isso, instauram-se hábitos e muitas vezes não convivemos com a possibilidade de agir de outra forma. Albert Einstein tem uma frase que diz: “Insanidade é fazer sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Pergunte a você mesmo a cada dia: o que eu posso fazer de diferente? Com que pessoas novas eu posso me relacionar para criar novas oportunidades? Como eu posso ser melhor?

Finalizo o texto com uma última reflexão: o que você tem feito para que as oportunidades apareçam? Muitas pessoas insistem em procurar o trevo de quatro folhas do início do artigo, não percebem a oportunidade batendo na porta, e o pior de tudo é o seguinte: elas nem sequer cultivam um jardim no quintal! Pense nisso!

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